Regulamento - Leia antes de se inscrever

Os procedimentos abaixo descritos estão relacionados às operações de voo e devem ser rigorosamente cumpridos:

1. CTM – Centro de Treinamento Mercosul:
- Para início das atividades na Mercosul o piloto iniciante deverá passar por uma entrevista no DISCORD da Mercosul com um dos administradores. - Para aproveitamento de horas voadas em outras CIAs e/ou nas redes VATSIM/IVAO, poderão ser aproveitadas em até 70% dessas horas para o banco de dados da MERCOSUL com limite de 300 horas. O piloto poderá ser convocado para um check prático e treinamento, se necessário.

2. Obrigatoriedade Rating P1 – VATSIM
Todo os pilotos registrados na MLA deverão obrigatoriamente no mínimo realizar o curso de P1 no site de treinamento da Escola VATSIM. Site para acesso aos treinamentos: https://escola.vatsim.net.br/

3. Registro de voos:
Para o registro dos voos o piloto deve baixar a ferramenta ACARS no site da MERCOSUL www.voemercosul.com, na página DOWNLOADS. Para instruções de uso do ACARS, consultar no fórum da MERCOSUL os tópicos: - Instalando e Configurando o ACARS para voar na Mercosul; - ACARS - Dicas e Questionamentos.
NOTA: é obrigatório informar a rota no campo “ROUTE” no ACARS.

4. Comunicações de voos:
Todos os pilotos, sem distinção, deverão realizar seus voos conectados no DISCORD da MERCOSUL e em uma das redes virtuais, VATSIM ou IVAO. A não observância deste item poderá implicar em rejeição do voo e/ou ações administrativas por decisão do Conselho Deliberativo. Durante um voo, um membro ADM poderá solicitar contato com o piloto, não havendo resposta dentro de 30 minutos, o voo poderá ser rejeitado e piloto sofrer suspensão.

5. Intercorrências em voos e suas justificativas:
Deverão ser formalmente enviadas justificativas de quaisquer desvios no voo, utilizando a ferramenta SIMACARS, no campo “FLIGHT COMMENTS” após o voo e antes de enviá-lo. Em caso de pause, overspeed ou stall, haverá uma tolerância de no máximo 5 minutos nessa condição, ultrapassado este tempo, o voo será rejeitado não cabendo justificativas. A prática de “slew” não será tolerada e implicará na advertência e julgamento disciplinar, podendo acarretar suspensão do piloto.
NOTA 1: em caso de pouso em aeroporto alternativo que não constava no plano de voo, enviar justificativas conforme mencionado acima, caso contrário o voo poderá ser rejeitado.
OBS: Voos com irregularidades não devem ser enviados.

6. Utilização das aeronaves e texturas/liveries:
A escolha da aeronave fica a critério do piloto, desde que ela esteja registrada no sistema, ou seja, desde que esteja disponível no ACARS. Sendo certo que exames de avaliação dos pilotos poderão ser realizados em aeronaves indicadas pelo Conselho Deliberativo. As texturas escolhidas devem ser exclusivas da MERCOSUL. Texturas de outras CIAs cancelam o voo. Para downloads das nossas texturas, realizar login em sua conta no site da MERCOSUL, e acessar “MENU DO PILTOTO/LIVERIES E TEXTURAS”. A partir da patente COMANDANTE NACIONAL, o piloto poderá possuir uma aeronave exclusiva, onde a mesma será identificada com seu callsign e nome.
NOTA: no uso de aeronaves exclusivas de outros pilotos, o voo será rejeitado não cabendo justificativas.

7. Limites de pouso:
Pouso com toque acima do limite de -900ft serão rejeitados pelo Sistema Operacional, não cabendo justificativas.

8. Participação em eventos organizados pela MERCOSUL VA:
Uma vez iniciado o evento, o piloto deverá cumprir integralmente o regulamento explicito na organização do evento. O regulamento de cada evento é da responsabilidade de seus organizadores.

9. Partida e pouso:
O primeiro voo após a inscrição do piloto na empresa deve ser realizado em um prazo de até 30 dias, partindo de um de nossos HUBS, SBAE – Arealva ou SBFL – Florianópolis, após a instalação dos cenários da MERCOSUL, disponível no “MENU DO PILOTO/CENÁRIOS” em nosso site.

10. Promoção de patentes:
A promoção dos pilotos às patentes disponibilizadas pela empresa será alcançada de forma automática conforme tabela abaixo.

 
 PATENTE
HORAS DE VOO
 Piloto Trainee  0
 Primeiro Oficial  100
 Comandante Nacional  300
 Comandante Internacional  600
 Comandante Master  3000


11. Rejeição de voo:
No caso de rejeição de um voo, independente do motivo, o mesmo ficará registrado, mas as horas voadas não serão consideradas para efeito de registro.

12. Identificação:
É obrigatório o uso do CALLSIGN MERCOSUL durante os voos nas redes IVAO/VATSIM, bem como no DISCORD da Mercosul. Exemplo padrão: MLA0001 Joabson Felps. Aquele que estiver fora do padrão poderá ser advertido.

Atenção: reclamação e/ou solicitação deverão ser feitas via e-mail (ctm@voemercosul.com).

Formulário de Inscrição


Ao preencher e enviar o formulário, você concorda e aceita todos os termos do regulamento acima.